O Programa de Igualdade Racial busca promover o desenvolvimento de políticas públicas exequíveis, elaboradas com base nas demandas reais das comunidades onde está inserido. A iniciativa atua diretamente no suporte às associações de bairro, coletivos e lideranças locais, oferecendo capacitação cidadã por meio de oficinas e palestras. Além disso, promove eventos culturais e fóruns de discussão como espaços de diálogo entre a comunidade e gestores públicos, permitindo a identificação e priorização das necessidades locais em um processo participativo.
A metodologia do programa é composta por três etapas: diagnóstico, planejamento participativo e execução com acompanhamento contínuo. Inicialmente, são levantados dados e mapeadas as necessidades específicas de cada comunidade. Em seguida, por meio de encontros colaborativos, são desenvolvidas propostas viáveis de políticas públicas. Finalmente, as ações são implementadas e monitoradas, garantindo impacto concreto na redução das desigualdades e no fortalecimento das tradições culturais das populações negras.
Com foco na inclusão sociocultural e no empoderamento local, o programa espera resultados tangíveis em diferentes prazos, desde a mobilização comunitária e conscientização até a implementação de políticas públicas que combatam efetivamente as desigualdades raciais. A igualdade racial só será alcançada por meio de esforços coletivos, e este programa é um convite à transformação social por meio do protagonismo das comunidades.